DIÁRIO DE AVEIRO "Big Clube abre desfile de Carnaval de Estarreja"

quarta, 8 de fevereiro


7 FEVEREIRO 2006


Andar de andas não é segredo para Diogo Bastos, um dos elementos do grupo “Big Clube” que vai abrir os desfiles infantil e adulto do Carnaval de Estarreja, nos próximos dias 19, 26 e 28.

Para o jovem de onze anos esta é uma oportunidade única de aprender aquele malabarismo e participar no corso estarrejense. “Estou a gostar muito. Para fazer isto é só manter o equilíbrio”, contou o aprendiz.

O grupo é composto por 22 jovens, acompanhados por seis profissionais. No terreno o público poderá ver uma espécie de espectáculo circense com seis músicos (a tocar gaita de foles e charmela), seis jovens de andas, duas marionetas, seis swings (malabarismo com fitas), três fatos elásticos, uma monocicleta e outra de três rodas.

É um momento de animação de rua diferente que os alunos do Big Clube querem proporcionar à população.

Orlando Santos, coordenador do projecto, revelou ao Diário de Aveiro que os jovens estão muito motivados e empenhados nos trabalhos. “Está a ser muito bom trabalhar com eles”, disse.

A hipótese de continuar com as aulas depois da época carnavalesca já foi colocada. Porém, Orlando Santos não teve ainda a confirmação. “Isto pode funcionar como uma semente para um futuro grupo de animação”, sugeriu.

Para Bruno Silva, de 11 anos, as sessões podiam continuar. “Vou ser uma marioneta no desfile. Gostava de continuar a aprender estas coisas. Está a ser giro”.

Tânia Claro, está nervosa. Está a aprender swings e nunca participou em nenhum corso, mas acredita que vai tudo correr bem. Por outro lado, habituada a desfilar, Cátia Dias está a preparar-se para tocar caixa, instrumento que já domina na fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.

Esta não é a primeira experiência de Orlando com o Big Clube. Há um ano atrás, a relação começou com a apresentação do Projecto Hermes, composto por um grupo de artistas de todo o País, representantes de diversas artes, que viajam por Portugal a trabalhar com associações.

O Big Clube conta actualmente com 20 jovens. É um projecto da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, desenvolvido no âmbito do Programa de Luta contra a Pobreza.

O plano existe desde 2003 e é destinado a ocupar o tempo livre dos jovens com idades entre os 10 e os 15 anos. O principal objectivo é retirar estes jovens da rua e afastá-los da marginalização.

carnaval@acestarreja.pt