Augusto Baião dá rosto ao cartaz de Carnaval

sexta, 30 de janeiro


É uma das figuras típicas e um dos impulsionadores do Carnaval de Estarreja. António Augusto Marques “Baião” dá rosto ao cartaz da edição deste ano, dando um toque de animação que lhe é tão inata, numa explosão de cores que caracteriza os festejos carnavalescos em Estarreja. 

 

O distinto Folião tem sido uma presença constante nos Desfiles de Carnaval, contando várias décadas de boa disposição. Com 40 anos de folia, quase de forma ininterrupta, esta personagem faz parte da história do Carnaval estarrejense, mas vive também o seu presente. E este ano ocupa, ao lado de Diana Baião, o trono do Carnaval.

 

Há muitos anos que se veste a rigor, pulando e dançando ao longo do desfile, outrora integrado em grupos carnavalescos e ultimamente por sua conta e risco, representando esses grupos informais que durante muitos anos asseguraram a folia do Carnaval de Estarreja. 

 

Aos 77 anos de idade, foi escolhido para representar as cores do seu Carnaval, aparecendo em grande destaque no Cartaz deste ano que apresenta a programação dos festejos, numa conjugação de cor e alegria entre figuras representativas das Escolas de Samba e dos Grupos de Folia. 

 

Para António Augusto Marques animar a assistência é a razão que o leva a integrar anualmente os desfiles e a fazer parte desta grande festa. “Tenho um fato de palhaço e todos os anos em que tenho desfilado, dou tudo por tudo para me divertir e divertir os outros”, contou o estarrejense em 2012 ao Diário de Aveiro, quando trocou o fato de palhaço pelo de Rei do Carnaval.


carnaval@acestarreja.pt