O Carnaval de Estarreja está a mudar!

quinta, 29 de dezembro

Carnaval de Estarreja 2016 - Os Viscondes

Um Carnaval mais participado, mais autêntico, mais criativo, mais confortável, mais atrativo. Um Carnaval que orgulhe ainda mais os Estarrejenses. A Câmara Municipal e a Associação do Carnaval de Estarreja estão a definir uma estratégia para o Carnaval de Estarreja com o principal objetivo de requalificar o evento que tanto impacto tem na cidade. É essencial criar mais e melhores condições para os grupos, bem como para todos os envolvidos e visitantes.

A autarquia promoveu um estudo de diagnóstico e caracterização do Carnaval de Estarreja cuja apresentação de resultados teve lugar no dia 5 de dezembro, numa sessão que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja. Os próximos dois anos, 2017 e 2018, serão anos de grandes mudanças para o Carnaval de Estarreja. Principalmente ao nível de quatro fatores-chave: posicionamento do evento, logística, programação e comunicação.

De olhos sempre postos no futuro, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, garante que “vamos criar um Carnaval bem mais atrativo para que tenhamos pessoas que venham cá uma vez e repitam essa experiência porque efetivamente gostaram, acharam um espetáculo extraordinário, é essa a nossa motivação”.

Já para 2017, os objetivos são claros: manter as linhas gerais de programação e diversificar algumas ações/eventos; integrar o Carnaval na programação cultural do município, desenvolvendo um programa cultural paralelo; criar uma relação de proximidade com a comunidade; reforçar o espírito de Carnaval na cidade; melhorar e qualificar a experiência do visitante, organizando por exemplo o espaço de acolhimento de público.

Durante a sessão, Diamantino Sabina adiantou uma novidade em primeira mão, a aquisição de um edifício na zona do Esteiro de Estarreja, destinado à construção dos carros alegóricos. Com uma ampla área de cinco mil metros quadrados, após a realização de obras de adaptação, este novo local representará uma melhoria significativa das condições de trabalho para os grupos de Carnaval.

Para além das melhorias das condições logísticas e de produção, conteúdos de programação, comunicação e promoção, a principal mudança para 2018 será a alteração do percurso dos grandes corsos. Mantendo-se no centro da cidade, o novo trajeto será deslocalizado para a zona entre o Mercado Municipal e o Parque Municipal do Antuã. As características do futuro percurso em linha reta permitirão “que o espetáculo seja visualmente mais absorvido” e não ultrapasse as 2h30 a 3h de duração, “o que é essencial para a qualidade do espetáculo”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal. O Presidente da Associação do Carnaval Pedro Mendes acredita que “todos juntos podemos fazer um Carnaval cada vez melhor.”

Pode consultar aquia apresentação dos resultados do diagnóstico e o vídeo “Carnaval de Estarreja… um novo olhar”.

Reportagem da sessão da apresentação aqui

carnaval@acestarreja.pt