“Sócios da Mangueira” é campeã do 10.º Troféu Nacional de Samba

A escola da Mealhada desfilou na “Avenida do Carnaval”, em Estarreja, no passado sábado, com o samba enredo “Por tudo o que é mais sagrado”.

terça, 25 de junho


Numa competição renhida que reuniu na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal, foi a Escola de Samba “Sócios da Mangueira”, da Mealhada, a arrecadar o troféu nacional de samba com o enredo “Por tudo o que é mais sagrado”, obtendo a melhor pontuação na soma dos vários critérios de avaliação: mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, fantasias, bateria, samba enredo e conjunto. 

Nesta festa do samba nacional, quatro escolas desfilaram pela conquista do 10.º Troféu Nacional de Samba, na alameda do Parque Municipal do Antuã. Os “Sócios da Mangueira” acabaram por conquistar o primeiro lugar. Em segundo ficou o “Trepa de Estarreja”, tendo a “Costa de Prata”, de Ovar, conseguido a terceira posição. “A Rainha”, da Figueira da Foz, ficou em 4.º lugar.

A iniciativa pretende reunir o melhor samba do país numa espécie de “liga das campeãs” do samba, além de promover o convívio e partilha de boas práticas entre os grupos participantes. Nesta décima edição, quatro dos maiores carnavais de Portugal, que contemplam samba no seu desfile, fizeram-se representar na competição que ocorre anualmente em Estarreja. O Troféu Nacional de Samba é mais um momento que contribui para a consolidação do trabalho colaborativo da Rede de Cidades do Carnaval da Região Centro, reforçando o posicionamento de cada um dos territórios e de cada Carnaval e valorizando o Carnaval como produto turístico integrado.  A organização é da Associação do Carnaval de Estarreja e da Câmara Municipal de Estarreja.

carnaval@acestarreja.pt