O Carnaval de Estarreja viaja até à BTL

sexta, 23 de fevereiro


O Município de Estarreja está pronto para marcar presença na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira do setor em Portugal, que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março. Estarreja integra o stand da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que mantém a sua estratégia de promoção conjunta e integrada dos 11 Municípios, celebrando 35 anos em Comunidade Intermunicipal.

Para além de destacar a sua riqueza territorial, beleza natural e património cultural, Estarreja irá apresentar as suas opções de lazer e turismo, numa oportunidade de dar a conhecer os eventos do Município. E irá adicionar uma dose extra de animação à BTL com a, já habitual, presença de uma comitiva do Carnaval de Estarreja. 

No dia 2, sábado, às 18h30, os campeões do Carnaval de 2024, a escola de samba Trepa de Estarreja e o grupo de folia Os Viscondes prometem levar alegria e folia aos visitantes da feira turística, numa amostra da atmosfera festiva que caracteriza esta celebração e destacando a tradição carnavalesca. Irrecusável será o convite ao público para que visite Estarreja na próxima edição do Carnaval que decorrerá de 22 de fevereiro a 4 de março de 2025.


Festas com música e tradição

Para além da folia, Estarreja divulgará o calendário de eventos para 2024: as tradicionais Festas de Santo António, que incluem o Mercado Antigo, as Marchas Populares, as tasquinhas de gastronomia regional e grandes concertos; o Samba Com Vida, numa organização da Escola de Samba Trepa de Estarreja; o torneio internacional de andebol GarciCup; o Festival de Cinema de Avanca promovido pelo Cine-Clube de Avanca; a BioRace; o Estarrejazz e o Natalim, que já se tornaram obrigatórios no calendário de eventos do Município.


Região iça a bandeira do Barco Moliceiro e Carpintaria Naval

O momento Região de Aveiro está marcado para dia 29 de fevereiro, às 14h30, em que será “içada a bandeira da candidatura do Barco Moliceiro e da Carpintaria Naval a património da UNESCO no trajeto de credenciação, após a sua integração no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, fazendo desta arte e embarcação o ex-libris da Região”, avança a CIRA. 

A marcar o dia, estarão os elementos diferenciadores de cada um dos seus 11 Municípios, da gastronomia e vinhos à cultura, do desporto à natureza, num território em que a relação harmónica do homem com o ambiente é um desafio há muitos séculos. 

 

Promoção da Estação Náutica de Estarreja 

A Estação Náutica de Estarreja também se faz representar no certame num momento marcado para as 16h. Com o tema Rota "Nautical Portugal", a Fórum Oceano irá apresentar as Estações Náuticas da Região Centro, onde se inclui a apresentação conjunta das 6 EN da Ria de Aveiro (Ovar, Estarreja, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos).

 

Agrupamento de Escolas de Pardilhó em projeto piloto de turismo escolar

Ainda no dia 29 no âmbito da rota das estações náuticas, será apresentado o projeto “We Med Natour” que resulta de uma candidatura do Turismo de Portugal a um programa europeu de turismo escolar, com foco na sustentabilidade. A escola selecionada a nível nacional para o projeto piloto foi o Agrupamento de Escolas de Pardilhó, parceiro da Estação Náutica de Estarreja. A primeira viagem dos alunos pelas EN da Ria de Aveiro já está marcada para finais de maio.

carnaval@acestarreja.pt