Domingo: Carnaval Infantil sai para a rua com 1200 figurantes
quarta, 23 de fevereiro
Cerca de 1200 desfilantes participam no Carnaval Infantil 2011, organizado pela Câmara Municipal de Estarreja. O corso sai para a rua no próximo domingo, dia 27, às 15h, sob reinado da Palhaça Picolé, que volta a Estarreja para animar o corso dos mais novos. Defensores da floresta, os “Espanta-Crise” ou os feiticeiros são algumas das fantasias que vão invadir o centro da cidade.
Escolas, Associações de Pais, Amas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) continuam a ser os protagonistas do espectáculo, na Praça Francisco Barbosa, incentivando as próximas gerações do carnaval estarrejense. O evento envolve quase mil crianças e 200 adultos, divididos por 12 grupos. As quatro escolas de samba também integram o desfile animando com as suas baterias. A abertura fica a cargo dos Kopinxas, grupo de teatro e animação de rua.
De registar a importante colaboração por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e pais, sem os quais seria impossível alcançar uma organização de sucesso.
PICOLÉ SERÁ RAINHA POR UM DIA
A actriz Ana Paula Mota é conhecida do grande público pela personagem "Palhaça Picolé" que interpretou durante muitos anos no programa Praça da Alegria da RTP e ainda hoje trabalha com o público infantil por todo o país.
A autarquia, a quem cabe a organização do Carnaval Infantil, decidiu atribuir um subsídio de 17€ por desfilante, bem como um subsídio de 80€ por carro alegórico. Em termos gerais estes valores acompanham as reduções na ordem dos 10% já anunciadas para este ano, em orçamento municipal.
PERCURSO
A formação dos grupos participantes vai acontecer na Rua Dr. Casimiro Silva Tavares, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, a partir das 14h00. O desfile terá início na Rua das Comunidades Portuguesas, em frente aos serviços técnicos municipais, virando para a via pedonal dos Paços do Concelho. Seguirá para a Avenida Visconde de Salreu, terminando o desfile junto à Casa da Cultura. As crianças encerrarão a sua festa na Praça Francisco Barbosa.
Caso as condições atmosféricas não sejam favoráveis, haverá uma reunião na Casa da Cultura, com os responsáveis de todos os grupos, onde será decidida a realização do desfile nos moldes normais ou em alternativa passará para o Pavilhão Municipal.
As entradas para o corso são livres.
ORDEM do DESFILE
Abertura – Kopinxas
1 – Jardim-de-infância de Vale Castanheiro – Os Defensores da Floresta
2 – Associação Humanitária de Salreu – Branca de Neve
3 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa – Os Espanta Crise
ESCOLA DE SAMBA
4 – Associação de Pais da Escola das Laceiras – Os Feiticeiros das Laceiras
5 – Centro Paroquial de Canelas – Os Dikamba
6 – Agrupamento de Escolas de Avanca
Escola da Bandeira – Os Traquinas da Bandeira
Escola da Congosta – Morangos sem Açúcar
ESCOLA DE SAMBA
Escola do Mato – Saúde e Companhia
ESCOLA DE SAMBA
Escola sede – Chapéus há muitos
7 – Fundação Benjamim Dias Costa – Alice no País da Fundação
8 – Centro Paroquial de Avanca – No Reino da fantasia
ESCOLA DE SAMBA
9 – Amas de S. Tiago – Peter Pan
10 – Associação de Pais da Sra. do Monte – Noddy
11 – Associação de Pais do Agro – Mundial
12 – Centro Paroquial de Pardilhó – Palhaços
RAINHA PALHAÇA PICOLÉ