“Nuvens de flores” voltam a colorir as montras da cidade no Carnaval e trazem novidades
Estão abertas inscrições para os comerciantes do centro urbano até dia 10 de janeiro
segunda, 22 de dezembro
O projeto “Nuvens de Flores” regressa às montras do comércio local com uma forte dimensão intergeracional, contando, na edição de 2026, com uma novidade: a participação de utentes seniores das IPSS do concelho, que se juntarão à comunidade escolar para criar, ilustrar e dar vida ao Carnaval.
A célebre Batalha das Flores, origem histórica do Carnaval de Estarreja, volta a ser o ponto de partida para este projeto de expressão artística e participação comunitária. As montras do centro urbano transformar-se-ão novamente em vitrines ilustradas, numa intervenção que une memória, criatividade e celebração. As inscrições estão abertas.
Após o sucesso das edições anteriores, a Câmara Municipal de Estarreja, através do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, desafia o pequeno comércio a integrar esta ação, garantindo que a cidade respira Carnaval. Este ano, pela primeira vez, o projeto conta também com a colaboração de seniores das IPSS, que trabalharão lado a lado com estudantes da Escola Secundária de Estarreja, numa experiência artística partilhada entre gerações.
Sob orientação da ilustradora Rita Ponciano, a comunidade escolar, os participantes seniores e o comércio local contribuirão para uma paisagem urbana renovada, plural e viva, reforçando o sentimento de pertença e a memória da festa que marca a identidade do território.
“De muitas janelas desciam nuvens de flores a que correspondiam com intrepidez os fornecimentos dos carros, alguns dos quais apareceram artisticamente enfeitados”.
In “O Povo da Murtosa”, 19 de fevereiro de 1912
Como participar:
• As inscrições estão abertas para comerciantes do centro urbano.
• Serão selecionadas as primeiras 50 montras inscritas.
• Inscrição, até 10 de janeiro, através do formulário: bit.ly/nuvensdeflores2026
• Obrigatoriedade de manter a intervenção até 17 de fevereiro (terça-feira de Carnaval).
• A montra deve permitir a execução do trabalho com segurança e sem elementos que impeçam a ilustração, deverá estar limpa e preparada a receber a intervenção a 26 de janeiro de 2026 (as intervenções serão realizadas de 26 de janeiro a 6 de fevereiro).
• Todas as montras serão analisadas quanto à viabilidade da intervenção.
• Serão selecionadas as primeiras 50 montras inscritas pertencentes ao centro urbano: Av. 25 de Abril, Praça Francisco Barbosa, Largo Heróis da Grande Guerra, Rua Souto Alves, Avenida Visconde de Salreu, Rua Visconde Valdemouro, Rua Dr. António Madureira, Rua Dr. Alberto Vidal, Rua Manuel Lopes Rodrigues, Rua D. Manuel I.